A maior parte da população mundial sofre com problemas gastrointestinais como flatulência excessiva, inchaço abdominal, diarreia ... situações que podem estar relacionadas com o consumo dos "Fodmaps".
O que é FODMAP?
FODMAP é o conjunto de alimentos fermentáveis que são mal absorvidos pelo nosso organismo e que podem causar desconforto intestinal – Eles são classificados como oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Os alimentos fermentáveis referidos são os carboidratos não digeridos pelo trato digestivo humano. Assim, esta alta osmolaridade e a formação de gases pela microbiota intestinal acabam por desencadear os referidos sintomas.
Quais são os tipos de FODMAP e em que alimentos posso encontrá-los?
Como identificar os alimentos que desencadeiam algum tipo de desconforto?
- Devagar vá retirando um por um dos alimentos que fazem parte da sua dieta.
- Em seguida, volte com um alimento que foi retirado de cada vez para que você possa ter certeza em relação àquele que está provocando algum desconforto.
- Caso apareça algum sintoma, preste atenção nos alimentos que ingeriu.
- Fique atento ao que não está acostumado a comer regularmente.
- Evite todo alimento que te fez mal por pelo menos uma semana.
- Se os sintomas persistirem, comece todo o processo novamente, retirando devagar aquilo que faz parte da sua alimentação.
O que posso comer e o que devo evitar?
Como saber se a dieta com baixo teor de FODMAPs vai ser boa para você?
A dieta com baixo teor de FODMAPs funciona em mais de 70% dos casos de SII. Portanto, quando estiver fazendo a dieta siga as recomendações do seu médico e fique atento aos sintomas e, se mesmo assim, num prazo de seis semanas os sintomas persistirem é porque a dieta não deu certo.
Eu vou poder voltar a comer aquilo que realmente gosto?
É possível que você tenha que seguir algumas restrições alimentares ao longo de sua vida.
Eu posso ingerir bebidas alcoólicas?
Não é recomendado o excesso, já que o álcool acentua os sintomas da SII.
E quanto ao refrigerante, café e chá?
O café preto não contém FODMAPs, porém, a cafeína pode estimular os movimentos intestinais e isso pode ser um problema para algumas pessoas. O chá verde, o chá preto e o chá de hortelã contém baixo teor de FODMAPs, mas evite o chá de camomila, por exemplo. Os refrigerantes devem ser evitados por vários motivos.
Alimentos sem glúten têm baixo teor de FODMAPs?
O trigo, a cevada e o centeio são fontes primárias de glúten, por isso, quem está fazendo a dieta com baixo teor de FODMAPs não deve ingeri-los.
Eu posso adaptar a dieta de FODMAPs com outros tipos de dieta?
Claro que pode. Mas, a sua dieta deve ser balanceada e os alimentos devem ser escolhidos com cuidado para que seu organismo receba todos os nutrientes que precisa durante suas refeições.
E se eu for diabético?
Caso você tenha diabetes, você pode fazer a dieta da FODMAP, desde que haja uma adaptação rigorosa em sua alimentação. O auxílio de um endocrinologista e um especialista em nutrição é fundamental neste caso.
Fonte: http://www.fbg.org.br