Entre em contato! (74) 3614.7850

Entre em contato!

Onde estamos?

Atendimento: Segunda a Sexta: 07h ~ 18h / Sábados: 07h ~ 12h

pHmetria e Manometria Esofágica

pHMetria

A pHMetria é o estudo do pH (potencial de Hidrogênio iônico) dentro do esôfago. Consiste na introdução de uma fina e maleável sonda através da narina até o esôfago, com o objetivo de medir - em um período de 24 horas - quantos episódios de refluxo provenientes do estômago (normalmente ácido) ocorreram naquele período, relacionando-os com sintomas, alimentação e posição do paciente (deitado ou em pé). É um exame de grande valor para o estudo do refluxo gastroesofágico.

Como é realizado o exame?

Através de um cateter com sensores que medem o pH, conectados a um aparelho que armazena as informações, são gravados os valores do pH esofágico durante 24h. Os cateteres são de pequeno diâmetro, sendo bem tolerados pela maioria dos pacientes, inclusive crianças.

Esses cateteres são introduzidos através da narina, após a lubrificação com gel anestésico (lidocaína) e posicionado no esôfago. Após o posicionamento do cateter no esôfago, o mesmo é fixado ao rosto e pescoço com uma fita adesiva de micropore, pois é de fundamental importância manter o mesmo posicionamento do cateter durante o estudo.

O aparelho onde o cateter fica conectado é, em sua maioria, leve e de pequeno tamanho. Após completada as 24h, o cateter é retirado e as informações gravadas são transferidas para um computador, onde será avaliada a presença ou não de refluxo patológico e sua relação com sintomas, alimentação e posição do paciente.

 


 

Manometria Esofágica

A Manometria Esofágica é um exame que permite a avaliação das contrações do esôfago, analisando a sequência de como estas ocorrem e a funcionalidade dos seus esfíncteres (inferior e superior). Através do estudo da motilidade esofágica, podemos detectar alterações motoras associadas às patologias desse órgão, além da grande importância nas avaliações pré/pós cirúrgicas do esôfago. O procedimento é feito a nível ambulatorial, com duração de cerca de 30 minutos.

Como são as contrações esofágicas?

O esôfago tem 3 tipos de ondas de contrações peristálticas:

  • As ondas primárias são contrações sequenciais, que levam o alimento deglutido para o estômago;
  • As ondas secundárias vem logo após as primárias, com a finalidade de limpar o que sobrou no esôfago após a deglutição. É um mecanismo normal de limpeza;
  • As ondas terciárias são patológicas e ocorrem sem continuidade, criando uma defesa do esôfago contra um obstáculo criado por ele mesmo. Essas ondas constituem uma doença chamada dismotilidade do esôfago. Os sintomas são: sensação de azia, dores no meio do peito (retroesternal) e/ou sensação de "bola" no esôfago.

Como é feito o exame?

Através da introdução (pela narina) de uma sonda com sensores de pressão, que é conectada a um aparelho que mede essa pressão. Um profissional médico qualificado, com a ajuda de um computador, interpreta a leitura das pressões e das suas sequências. Através de padrões pré-estabelecidos, indica e realiza os diagnósticos.

Clique aqui para acessar os preparos (PDF, 228 kB)


Profissionais da Endogastro que realizam esses exames: